Com estrutura de madeira, de metal ou de cipó, trançando fitas de cetim, barbante ou cordonê, o filtro dos sonhos é um charme e pode fazer sucesso como parte da decoração dos ambientes da sua casa. Mais legal ainda é quando você aprende como fazer filtro dos sonhos e expõe sua própria arte para os amigos e familiares que te visitam.
Neste post, contaremos um pouco sobre as histórias que envolvem sua origem e mostraremos como a produção de objetos assim podem estimular a criatividade e desenvolver habilidades de seus filhos. E o mais importante: ensinaremos como é fácil fazer um filtro dos sonhos. Confira!
O que é o filtro dos sonhos?
Existem muitas histórias sobre a origem do filtro dos sonhos. A mais famosa delas diz que os índios deixavam as aranhas em cima de cipós que eram amarrados formando um aro, e ali elas criavam suas teias. Quando os índios saiam para a guerra, deixavam os filtros nas portas e janelas das ocas para que a maldade da guerra não atingisse os sonhos das crianças.
Com o tempo, foram criadas muitas versões modernas e cheias de beleza para enfeitar a casa. O objeto é ideal para decorar janelas e portas.
Siga nosso tutorial e aproveite para curtir com seus filhos o momento de confeccionar seus próprios filtros do sonho.
Quais materiais são necessários para fazer um?
Os materiais escolhidos vão depender do estilo que você quer que o filtro dos sonhos tenha na decoração da sua casa. Ele pode ser um objeto mais rústico ou mais delicado. Por isso, fique à vontade para trocar o tipo de material usado!
Os que podem ser utilizados na confecção são:
- um arco de madeira, cipó ou metal (se optar pelo arco de madeira ou de metal, você também precisará de uma fita de cetim fina);
- linha para trançar (barbante, corda de nylon ou cordonê);
- miçangas ou pedras com furos para passar o barbante;
- penas;
- agulha;
- tesoura.
Não se esqueça de pensar bem nas cores! Use a criatividade e considere a decoração do ambiente onde você colocará o seu filtro dos sonhos. Com todo o material em mãos, podemos ir para a produção!
Como fazer filtro dos sonhos?
Passo 1: prepare a base para o trançado
Se você optou pelo arco de madeira ou metal, pegue a fita de cetim e enrole pelo aro até cobri-lo por completo. Caso tenha optado pelo cipó, amarre-o em formato de aro com um barbante. Nas duas opções, faça o acabamento deixando um nó com um espaço para colocar seu filtro na parede.
Passo 2: trance as teias
Agora é a hora de trançar as teias. Para isso, basta pegar a linha escolhida e a partir do nó que irá na parede, começar a fazer elos com mais ou menos dois dedos de distância. Esse espaço dependerá do tamanho do aro e de como você quer que a teia fique – mais aberta ou mais fechada.
Depois dessa primeira base de elos, você usará a agulha para fazer novos elos dentro do anterior, pegando no meio de cada um, sempre no mesmo movimento. Entre um elo e outro, você pode colocar miçangas que deixarão seu filtro bem mais enfeitado.
Passo 3: finalize o filtro dos sonhos com penas e miçangas
Para finalizar, coloque as penas na ponta oposta ao nó que vai prender o filtro na parede. Você pode colocar várias penas com algumas miçangas na linha que usou para prendê-las ou uma única pena, dependendo do seu gosto.
O mais legal é que essa pode ser uma atividade muito divertida para pais e filhos, uma oportunidade para vocês brincarem fazendo arte! Isso porque as crianças adoram fazer coisas junto com seus pais e, além disso, essa é uma tarefa que exige paciência e muita criatividade. Quando o assunto é ser criativo, nada melhor do que contar com a ajuda da criançada, não é verdade?
Gostou do tutorial? Agora que você aprendeu como fazer filtro dos sonhos, compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais e mostre como é fácil!