Durante o dia, matérias básicas na escola. Na parte da tarde, aula de inglês e fazer as tarefas. À noite, revisar com os pais o que aprendeu. Essa é a agenda de muitos pequenos estudantes brasileiros. Uma pergunta que se faz é: nessa rotina, onde está o tempo livre para crianças?
Essa questão deveria ser feita mais vezes pelos pais. Assim, eles poderiam entender o motivo de seus filhos estarem exaustos e até diminuírem o rendimento escolar.
Quer saber por que é bom permitir um tempo livre para seus filhos? Acompanhe este artigo e conheça três benefícios do tempo livre para crianças que vão ajudá-la a se tornar um adulto melhor.
Participar de brincadeiras no tempo livre permite o desenvolvimento emocional
Seu filho costuma ficar muito irritado e, quando tem tempo livre, gasta em frente à televisão? Talvez o que ele precise é conhecer algumas brincadeiras.
Isso porque a prática de brincadeiras é muito eficiente na modulação do humor e na saúde emocional das crianças. Seja enquanto brinca com aquela cantiga de roda da infância de antigamente ou joga futebol, seu filho expulsa, nessas atividades lúdicas, as angústias e agressividades dele, além de ficar mais disposto para lidar com as tristezas.
Durante as brincadeiras, há um processo de autoconhecimento por parte das crianças. Elas conseguem organizar melhor suas emoções, não deixando ficar enclausurados os seus sentimentos.
Ter tempo livre melhora o desempenho escolar
Em muitas escolas brasileiras, as brincadeiras livres são vistas apenas como lazer, e os únicos métodos pedagógicos considerados legítimos são aqueles que envolvem o livro e o caderno. Essa ideia está extremamente equivocada.
O motivo é que o tempo livre preenchido com brincadeiras é também uma prática pedagógica eficaz, pois elas permitem o desenvolvimento de aspectos cognitivos da criança, como a memória, a linguagem, a concentração e a criatividade, o que reflete no bom desempenho escolar.
Inclusive, estudos científicos recentes mostram que as crianças que brincam bastante apresentam um desempenho acadêmico considerável. Principalmente aquelas que brincaram até os sete anos de idade, se tornam inclusive adultos mais criativos.
Um exemplo de quem acreditou nesta fórmula foi a Finlândia, um dos países com os melhores resultados educacionais do mundo. Lá, existem creches onde as crianças não recebem nenhuma instrução formal até completarem sete anos de idade.
Ou seja, neste intervalo, elas passam brincando em vez de estarem imersas nas aulas de matemática, fazendo leituras ou escrevendo.
Oferecer tempo livre para as crianças é ótimo para a interação social delas
Aproveitar o tempo livre para brincar também é uma maneira de desenvolver a interação social. Pois, durante essas atividades, as crianças aprendem a conviver com regras, a respeitar os seus próprios limites e o espaço dos outros.
Elas têm a oportunidade de resolver conflitos, por exemplo, quando estão em alguma partida de tabuleiro ou jogando vôlei. Brincadeiras em grupo ajudam as crianças a compreender pontos de vista diferentes e a se posicionar em relação aos demais.
Sendo assim, percebe-se o quanto é importante o tempo livre para crianças. Aliás, ele não é somente bom para elas: os adultos também podem se beneficiar. Então, passe mais tempo brincando com seus filhos! Aproveite as chuvas de verão e brinque com as crianças.
Ficou surpreso com o poder do tempo livre para crianças? Deixe seu comentário!