Os personagens mais inspiradores das histórias infantis

Você já pensou no quanto que personagens de histórias infantis podem influenciar no dia a dia de nossas crianças? Neste post, procuramos selecionar alguns personagens que são exemplos positivos e inspiradores para os pequenos, principalmente se o assunto é esperteza, astúcia e inteligência.

Menino Maluquinho, o alegre

O personagem das histórias de Ziraldo é bem brasileiro e cheio de energia para gastar. Ele usa de sua rica imaginação para viver grandes aventuras com seus amigos. Apesar de ser um “causador de problemas”, ele é sempre alegre e criativo. Nos livros, a história do Menino Maluquinho destaca a importância de se entender a ingenuidade das crianças.

Chapeuzinho Vermelho, a astuta

Uma história muito conhecida entre as crianças e que pode ser repetida sem cansar. Chapeuzinho Vermelho é uma menina corajosa e dedicada aos seus afazeres. Ajuda sua mãe levando uma cesta para a vovó e é enganada pelo lobo, que a desvia do seu caminho. Mas Chapeuzinho não se amedronta e usa de sua astúcia para descobrir os planos do vilão. Assim como em outros contos de fada, esta história termina de forma feliz e com alguma lição para a vida.

Alice, a sonhadora

Personagem do livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, que foi adaptado para os cinemas pela Disney, Alice é uma menina curiosa e imaginativa. Sua sabedoria faz com que ela sonhe com um lugar só seu, com todas as suas fantasias. Na história, Alice aprende muito com os erros e a sua mania de achar que sabe mais que os outros, mesmo assim, ela é um exemplo de educação, respeito, honestidade e, principalmente, criatividade.

Narizinho, menina meiga

Personagem que faz parte da grande obra de Monteiro Lobato, o Sítio do Pica Pau Amarelo, Narizinho se destaca entre muitos outros personagens únicos por ser uma menina meiga e simples. Sempre estimulada pelas histórias contadas por sua avó, Dona Benta, a menina tem no livro “As reinações de Narizinho” a chance de ter seu próprio reino, onde ela adora inventar brincadeiras muito criativas e inteligentes.

Pequeno Príncipe, o questionador

Um livro que com certeza você já ouviu falar, lido há anos por pais e filhos que procuram no pequeno principezinho respostas sobre a vida. Ideal para adolescentes que passam por conflitos quanto às mudanças do corpo e da mente. O personagem, questionador e reflexivo, ensina muito a respeito do mundo.

Histórias e personagens infantis devem inspirar

Os personagens infantis podem ser crianças, bichos falantes ou até mesmo bonecas cheias de opinião – o mais importante é que suas histórias sejam envolventes e atraiam a atenção das crianças.

Incentivando a leitura dentro de sua casa, você permite que seu filho crie mundos fantásticos e aprenda com a Literatura. Escolha personagens infantis que enfrentem situações que irão ajudar no crescimento da criança e, principalmente, prepará-la para a vida. Quer receber mais dicas e ideias de leitura para seus filhos? Assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Deixe um comentário

Os campos marcados com "*" são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado no comentário. Agradecemos sua contribuição!"