Hora de dormir! 5 dicas para criar uma rotina de sono do seu filho

Deixar os filhos em casa para trabalhar faz parte da rotina de várias mães que não deixaram a carreira de lado em função da maternidade. Mas o aperto que dá no peito e a vontade de ficar o máximo de tempo com as crianças, só quem é mãe sabe. Apesar disso, conciliar trabalho e família é possível e algumas pequenas atividades junto dos filhos pode ajudar um pouco a compensar a ausência durante o dia. Seguir um ritual para a hora de dormir é um bom exemplo. Para ajudá-la a criar uma rotina de sono para os pequenos, enumeramos algumas dicas:   

1- Mantenha o quarto confortável

O sono é fundamental para o bom desenvolvimento psicológico e físico da criança. Para ajudar seu filho a dormir tranquilamente, você pode criar um ambiente propício ao sono. 

A decoração do quarto nas cores em tons de azul ou verde têm efeito calmante para o corpo e para a mente, espantando a agitação. Escolha um projeto de iluminação que favoreça o sono tranquilo, como as lâmpadas de tonalidade amarela. A roupa de cama infantil também deve ser bem confortável, de qualidade e de preferência 100% algodão. Evite aparelhos eletrônicos como televisores e computadores no quarto, eles podem atrapalhar o sono.

2- Crie uma rotina

Escolha um horário para colocar as crianças na cama e siga a mesma rotina todos os dias. Ensine a criança desde novinha que à noite é hora, por exemplo, de jantar, tomar banho, se deitar. Evite alterar bruscamente essa rotina, assim como os horários de alimentação dos pequenos.  

3- Esgote as energias

É como se diz “criança cansada é criança feliz”. Quando mais seu filho brincar, correr e suar melhor será para o sono dele. Não precisa preencher toda a agenda infantil diária com um milhão de atividades, mas um exercício físico e algumas brincadeiras no parque ou no clube podem ajudar a esgotar as energias.

A natação, por exemplo, é um esporte ótimo para a qualidade do sono e ainda estimula o apetite. O contato com a água também alivia o estresse e melhora o sistema respiratório.

4- Conte uma história

A historinha na hora de dormir também é uma superaliada das mamães que querem tornar este momento lúdico e agradável. Tal prática tem inúmeras vantagens, como acalmar a criança, reforçar o elo entre mães e filhos e ainda estimular a imaginação deles.

Além disso, tornar esse momento prazeroso pode alimentar nos pequenos o gosto pela leitura. Tal fato fará enorme diferença no processo educacional da criança e trará uma série de benefícios para seu filho.

5- Faça massagens relaxantes

Quem não gosta de um chamego? As crianças não são diferentes. Elas amam receber uma massagem na hora de dormir e isso vai ajudá-las a relaxar. Você pode utilizar gotinhas de óleo vegetal ou mesmo um hidratante. A massagem alivia o estresse e aumenta a conexão entre vocês.

Seguindo essas cinco dicas, dificilmente você terá problemas com a hora de dormir das crianças. Assim, você também vai melhorar a qualidade do seu sono, recuperando totalmente as suas energias. Mais disposta, sua rotina corrida de mãe e profissional tem mais chances de ser um sucesso no dia seguinte !

Curtiu este post? Assine nossa newsletter receba mais dicas para facilitar sua vida!

Deixe um comentário

Os campos marcados com "*" são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado no comentário. Agradecemos sua contribuição!"