Cada vez mais pais adotam o estilo Montessoriano na composição do quarto dos seus filhos. E isso se deve a metodologia por trás dele, que busca promover um ambiente voltado para a autonomia, autoeducação e a criatividade das crianças.
Se você também está interessado em fazer o mesmo, confira nossa lista com 4 dicas para decorar o espaço seguindo essa tendência!
1. Coloque o colchão mais próximo do chão
Berços ou mesmo camas altas? Nem pensar! No estilo Montessoriano, os pais colocam o colchão da criança sobre um estrado ou então utilizam uma cama rebaixada com poucos centímetros de distância do piso.
Isso acontece porque assim o seu filho terá uma maior autonomia e liberdade para se deitar e levantar quando quiser sem que precise recorrer à sua ajuda ou a de terceiros.
Além disso, dessa maneira a criança poderá explorar todo o seu quarto enquanto amplia sua noção de espaço, desenvolve sua coordenação motora e força. Se preferir, você pode aplicar um carpete ou emborrachar o chão para deixá-lo mais confortável e seguro.
2. Deixe os brinquedos ao alcance do pequeno
Há pouco falamos sobre a facilidade com a qual o menor terá para se locomover pelo ambiente para, aos poucos, descobrir aquele universo particular. E aqui há outra dica importante: deixar os brinquedos ao seu alcance.
Esse é um passo fundamental na filosofia por trás da decoração Montessoriana, que busca aprimorar os aspectos sensoriais da criança, como o tato e a visão.
Por isso, tudo aquilo que ele possa usar para se divertir e se entreter deve estar em prateleiras ou nichos inferiores. Dessa forma, a criança poderá pegá-los e também aprender a arrumá-los.
Uma sugestão importante é não sobrecarregar o espaço com muitos objetos. Prefira uma quantidade menor, porém mais diversificada em funções educativas.
3. Invista em espelhos no estilo Montessoriano
Nos primeiros anos de vida, os espelhos possuem um papel muito importante. Eles ajudam as crianças a se conhecerem melhor e a distinguir rostos que sejam diferentes do seu, em especial do pai e da mãe.
Afinal, eles estão em uma fase de desenvolvimento da visão e dos demais sentidos. Por essa razão, é interessante incluir no quarto alguns espelhos, sempre na altura dos olhos do seu filho.
Porém, é importante lembrar que eles devem estar bem fixados na parede e nunca serem de vidro, mas sim de acrílico para a segurança e bem-estar físico do pequeno.
4. Prefira cores claras nas paredes
O estilo Montessoriano quando aplicado no quarto das crianças preza por cores claras e discretas, como o cinza, o branco, o bege e o quartzo rosa.
Isso porque essas tonalidades ajudam os pequenos a desenvolverem a capacidade de concentração, além, é claro, de incitar a calma e a sensação de relaxamento.
Mas isso não significa que você não pode usar cores mais fortes e chamativas no cômodo. A grande questão aqui é que, ao invés de aplicá-las nos revestimentos, elas estarão presentes nos brinquedos e itens decorativos a fim de estimular a percepção cognitiva e a criatividade dos menores.
Gostou das nossas sugestões? Então aproveite para colocá-las em prática e moldar um ambiente com o estilo Montessoriano onde o aprendizado e o aprimoramento dos aspectos motores infantis serão constantes e repletos de benefícios para a criança.
E não deixe de nos seguir nas redes sociais — Facebook e Instagram — para conferir outras dicas exclusivas!