É verdade que a TV atrapalha o sono das crianças?

Seu filho assiste TV todos os dias antes de dormir? Se a resposta for positiva, tome cuidado! Esse hábito pode prejudicar o sono das crianças. As horas a mais que as crianças passam em frente à televisão antes de dormir afetam diretamente a duração e a qualidade do seu sono!

Pensando nisso, preparamos este artigo para você saber como toda essa exposição antes de dormir pode ser prejudicial ao seu filho e como contornar essa situação. Continue a leitura e confira!

A importância do sono das crianças

Uma noite bem dormida é fundamental para a saúde e desenvolvimento de qualquer pessoa, especialmente das crianças. É nesse momento que ocorre a consolidação da memória, fortalecimento do sistema imunológico, a energia é reposta e a musculatura descansa.

É também durante o sono noturno que o hormônio do crescimento, conhecido como GH, entra em ação. Quando a criança dorme mal ou por poucas horas, algumas funções podem ficar comprometidas. Ela pode apresentar lentidão nos movimentos, falta de atenção e interesse nas suas atividades e ficar irritada com mais facilidade.

Como a TV atrapalha o sono das crianças?

Assistir TV antes de dormir parece uma atividade inocente e que não vai fazer mal. Mas, na verdade, essa atividade prejudica o descanso do seu filho e pode impactar negativamente a sua rotina no dia seguinte.

Luminosidade da TV

A luminosidade emitida pela TV inibe a liberação de melatonina, o hormônio do sono. A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo nosso organismo e uma de suas funções é enviar um sinal para o cérebro indicando que já está na hora de dormir.

Mesmo com os olhos fechados, a luz consegue chegar ao nosso globo ocular. Assim, quanto menos claridade houver no quarto mais rápido a criança dormirá. Caso a criança tenha medo do escuro, uma dica é iluminar o ambiente apenas com uma meia-luz, usando um abajur, por exemplo.

Programação da TV

Além da luminosidade, a programação da TV também pode afetar a qualidade do sono dos pequenos. Caso a criança assista a algum filme ou a um programa muito agitado ou que a assuste, as imagens visualizadas estimularão o cérebro e podem causar excitação e/ou ansiedade. Assim, ela não conseguirá se desligar das cenas que assistiu, demorando muito mais para pegar no sono.

As vezes a criança acaba dormindo assistindo televisão, não é mesmo? Mas, não se engane achando que a criança vai dormir bem. Mesmo quando a programação da TV induz o sono, a criança não dormirá profundamente devido aos ruídos emitidos pelo aparelho.

Ruídos da TV

O sono das crianças, assim como o dos adultos, é dividido em duas fases: superficial e profunda. É na segunda fase que o organismo consegue desempenhar suas funções perfeitamente, além de restaurar a energia.

Quando a criança dorme com a TV ligada, seu organismo fica em estado de alerta, dificultando que ela alcance o sono profundo. Com os ruídos, as vias cerebrais da audição são estimuladas, o que pode gerar interrupções no sono da criança.

Meu filho não consegue dormir sem assistir TV, e agora?

Para algumas crianças a hora de dormir é muito complicada. Porém, esta situação é reversível e existem algumas dicas que podem facilitar esse processo:

  • Estipule um horário para dormir. Esta atitude torna a criança mais organizada, já que ela terá que dividir suas tarefas nas horas em que está acordada durante o dia;
  • Algumas horas antes de colocar a criança para dormir, reduza a intensidade das atividades que ela realiza. Aquelas muito motivantes, como brincadeiras agitadas, videogames e internet, por exemplo, costumam tirar o sono da criança;
  • Crie algumas regrinhas para a hora de dormir. Os rituais como colocar pijama, escovar os dentes e contar uma história, por exemplo, ajudam a criança a entender que já está chegando a hora de ir para a cama;

Uma boa noite de sono é fundamental para que as crianças tenham um desenvolvimento saudável! Para isso, o ideal é desligar a TV e outros aparelhos eletrônicos, pelo menos, uma hora antes de colocá-las na cama, para que o sono das crianças seja tranquilo e sem interrupções.

Gostou do artigo? Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas dicas!

Deixe um comentário

Os campos marcados com "*" são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado no comentário. Agradecemos sua contribuição!"