Dicas para mães: como aproveitar melhor o tempo com seu filho?

Ser mãe nos dias atuais implica em conciliar a rotina profissional com os afazeres domésticos, cuidados com a alimentação, prática de exercícios físicos, momentos de prazer e, principalmente, tempo de qualidade com os filhos.

O importante é gerenciar o tempo para as outras atividades e garantir uma atenção de qualidade ao filho. Pense que esse tempo que passarão juntos é para ser prazeroso para ambos e, assim, é importante investir em atividades que não causarão estresse e poderão ser aproveitadas em família

Sugerimos, a seguir, um olhar diferente para as atividades que já são realizadas e apontamos algumas dicas para mamães.

Defina um tempo para as atividades tecnológicas

Estipular um tempo para se dedicar as atividades tecnológicas é saudável para todos. Isto porque a tecnologia veio para ficar e tem seus benefícios, mas tudo deve ser feito sem exageros. Por isso, enquanto as mães estão trabalhando no computador, os filhos podem, por exemplo, acessar programas nos tablets e smarthphones.  

Além disso, é possível defina o dia e horário para assistirem a filmes juntos, realizando um cinema em casa com muita pipoca e pernas para o ar.

Aproveite o lado de fora da casa

Às vezes, o que se precisa é conectar com o ambiente externo. Procure passear com seu filho pelas ruas do bairro e esqueça o carro na garagem. Observe junto com ele as árvores, a rotina da vizinhança, a pracinha e os animais que porventura encontrar.  Brinque de adivinhação ao longo do trajeto e mostre para ele um olhar diferente do que está acostumado.

Esta atividade resgata a espontaneidade do cotidiano e ensina a criança o ritmo normal dos acontecimentos.

Estimule o diálogo com seu filho

Procure contar histórias interessantes e condizente com a idade da criança. Converse sobre a moral da história, os personagens, invente finais diferentes.

Além disso, também mostre interesse sobre a rotina escolar, perguntando sobre o dia, as atividades desenvolvidas e até mesmo sobre o que comeu. Questione sobre o que ele mais gostou naquele dia.

Dessa forma, conversando com seu filho desde cedo, você propiciará um diálogo fiel para toda a vida.

Brinque com seu filho

A melhor brincadeira é aquela que diverte a todos. Os pais precisam voltar à infância e acompanhar as atividades inocentes e divertidas dos filhos. Vale pintura corporal, castelos com potes de iogurtes e heróis feitos com frutas. Proponha teatro e cenários criativos com princesas, piratas, heróis, vilões e todos os personagens que desperte o interesse.

Incentive as brincadeiras lúdicas. Brinquedos pedagógicos feitos de madeira são uma excelente opção. Afinal, essas ferramentas estimulam o raciocínio lógico através de cores, texturas, números e formas.

Não se esqueça de que os brinquedos e brincadeiras devem ser inseridos gradativamente e de acordo com o nível de complexidade adequado à criança.

Outras dicas para mamães

Outras dicas bastante relevantes para as mamães são levar o filho junto consigo em algumas atividades do cotidiano e explicar para ele como funciona sua rotina. Uma experiência muito significativa e prazerosa  pode ser  levar o filho ao supermercado.

Nesse caso, tenha paciência e escolha uma tarefa em que ele possa ajudar. Um dos exemplos é a escolha das frutas e legumes: faça-o identificar cada um deles e aponte a quantidade desejada.

Ademais, você também pode explicar a importância de cada item comprado e explanar que não se pode ter tudo de uma vez: cabendo até mesmo uma primeira conversa sobre o valor e a relevância de se economizar.

Atividades como essa promovem a interação entre pais e filhos, além de estimularem o aprendizado.

As dicas para mamães são importantíssimas para se aproveitar o tempo com os filhos, trazendo um enorme bem-estar físico e mental. Atualmente, é algo que precisa ser feito com qualidade para garantir a cumplicidade, amor, companheirismo e diálogo para toda a vida.

Gostou das nossas dicas? Então por que não as compartilha nas redes sociais?

Deixe um comentário

Os campos marcados com "*" são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado no comentário. Agradecemos sua contribuição!"