Considerada uma das atividades mais antigas do ser humano, a leitura e a contação de histórias são importantes hábitos para o desenvolvimento das pessoas. Além de estimular a imaginação e incentivar o desenvolvimento das crianças, as histórias promovem outros benefícios incríveis para eles, que servirão como base para o crescimento.
Mesmo quando os filhos ainda estão nos primeiros meses de vida, a leitura é importante e recomendada. É claro que devemos ficar atentos e escolher histórias adequadas para a idade e que de alguma forma chame a atenção do bebê.
Quer saber outros bons motivos para você ler para as crianças? Então acompanhe!
Inserção no mundo da arte e da literatura
A leitura de histórias faz com que as crianças mergulhem de cabeça no imaginário e sejam inseridas no mundo da arte. Para que isso aconteça, a narrativa deve ser feita de forma bastante lúdica e descontraída, com gestos, expressões e elementos artísticos que despertem nas crianças o interesse e a integração com a história contada.
Momento de recreação e interação entre as crianças
Um dos principais objetivos de se contar histórias para as crianças é o lazer. É claro que essa atividade traz muitas outras vantagens para os pequenos, mas não podemos esquecer dos momentos de recreação e integração que ela proporciona. Se realizada da forma correta, aí é que as crianças interagem e fazem da brincadeira um divertimento sem limites.
Desenvolvimento da linguagem e ampliação do vocabulário
É ouvindo histórias que as crianças aprendem e começam a entender as diferentes formas de linguagem e o nosso amplo vocabulário. A maneira como a leitura é feita deve ser considerada, para que a criança compreenda a história e desenvolva o seu vocabulário, aprendendo novas palavras e seus significados. Por isso, algumas dicas podem ajudar a prender a atenção dos pequenos. Veja algumas:
- Prepare o local onde a história será contada. Se necessário, decore o ambiente;
- Escolha histórias que tenham relação direta com a criança;
- Faça a narrativa de forma natural, utilizando gestos e alterando o tom da voz quando necessário;
- Dê oportunidade para que as crianças também participem da narrativa;
- Quando necessário, explique o significado das palavras.
Desenvolvimento cognitivo da criança
As histórias contadas aos pequenos têm um poder muito mais forte do que imaginamos. A prova disso são as funções cognitivas que são desenvolvidas pelas crianças durante as narrativas. Podemos citar: a comparação que é feita entre figuras e textos; as relações espaciais e temporais, levando em consideração que toda narrativa tem início, meio e fim; o raciocínio lógico; o pensamento hipotético; entre outros.
Além disso, as histórias são desenvolvidas de maneira que temas morais possam ser deduzidos nos gestos dos personagens, o que ajuda a construir a ética e a cidadania das crianças.
Momento de afetividade e proximidade entre pais e filhos
Atualmente, com a rotina atarefada de muitos pais, o tempo que se passa com os filhos é, infelizmente, cada vez mais escasso. Ainda quando todos estão em casa, existem “adversários” fortes, como o computador, a televisão e o celular, que impedem uma aproximação entre pais e filhos.
E é por isso que a leitura de histórias surge como uma ótima alternativa de interação e resgate da afetividade entre eles. Esse momento pode ser recheado de descontração, boas risadas, “olho no olho” e o enriquecimento da convivência entre pais e filhos.
Ler para uma criança é e sempre será uma excelente maneira de ajudarmos a formar cidadãos críticos, conscientes e com bons valores. A magia de uma história, como vimos, encanta a criança e desperta sua imaginação. E isso é uma boa base para o desenvolvimento de uma mente criativa e inovadora.
E então, gostou do nosso post de hoje? Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências de leitura para as crianças!