Conheça 5 atividades extracurriculares para seus filhos

Durante os primeiros anos de vida, até cerca de 8 anos de idade, o desenvolvimento inicial de uma criança encontra-se em processo acelerado, incluindo aí não somente aspectos físicos, mas também aspectos mentais e psicológicos. 

As experiências pelas quais essas crianças passam e os obstáculos que elas superam durante esse processo possuem papel fundamental para determinar como se dará este desenvolvimento no próximo estágio. Assim, sucessivamente, a prática de algumas atividades extracurriculares são capazes de proporcionar, ao seu filho, os incentivos corretos.

Você possui filhos pequenos e se preocupa com o desenvolvimento deles? Então conheça 5 atividades extracurriculares para eles praticarem!

Desenho

Dos 2 anos de idade em diante, a criança começa a ter controle dos polegares, além de ter coordenação motora suficiente para a realização de desenhos. Por mais que possa parecer uma atividade simples, essa prática terá papel fundamental no processo de desenvolvimento da criatividade, além de ser bastante prazerosa.

Não se preocupe quando surgirem bananas azuis ou um sol verde, por exemplo: dentro do universo infantil, tudo é possível e não existe certo ou errado. Você pode ir além e perguntar porque ela escolheu realizar esses desenhos da maneira feita, incentivando-a, mas sempre tomando cuidado para deixá-la livre para criar, brincar e se expressar.

Jogos de raciocínio 

A partir dos 4 ou 5 anos de idade, as crianças começam a adquirir a capacidade de se manter concentradas por períodos mais longos. 

Desta forma, essa fase abre uma janela para a prática de jogos de raciocínio como o xadrez, por exemplo, que terão como finalidade não somente o desenvolvimento dessa capacidade de concentração, mas também de memória, de raciocínio lógico-matemático, de criatividade, de resolução de problemas e muito mais — e, tudo isso, claro, sem abdicar da diversão e do entretenimento.

Novos idiomas

Durante a infância, nosso cérebro encontra-se no mais rápido processo de desenvolvimento pelo qual ele passará por toda a vida. Diante disso, há também o fato de que, a partir dos 7 anos de idade, a criança começa a se despertar pelo mundo fora do ambiente do lar. 

Esta faixa etária é a ideal para o aprendizado de novos idiomas, sendo algumas crianças capazes de aprenderem até mesmo dois simultaneamente, sem dificuldades.

Esportes

Quando pensamos na prática de esportes para crianças, muitas vezes relacionamos o tema com o desenvolvimento de coordenação motora, resistência cardiovascular, grupos musculares etc.

Entretanto, não somente esses pontos positivos são proporcionados pela prática esportiva, mas também o aprendizado do trabalho em equipe, a capacidade de tomar decisões rápidas e sob pressão, o controle emocional para lidar com vitórias e derrotas, e muito mais.

Desta forma, tente incentivar a prática dos mais diferentes tipos de esporte para que este desenvolvimento seja o mais completo possível. Esportes, assim como danças ou qualquer atividade com o corpo, são recomendados para crianças de todas as idades, e só tem benefícios a oferecer!

Culinária

Por último, mas não menos importante, a culinária pode ser uma excelente opção de atividade extracurricular a ser praticada, pois permite, como poucas, a interação de pais e filhos. Basta selecionar receitas com grau de dificuldade equivalente à idade ou às habilidades da criança.

Além disso, essa pode também ser uma oportunidade para desenvolver hábitos alimentares saudáveis e para ver, na prática, alguns conceitos básicos aprendidos na física ou na química.

Agora que você conhece algumas boas opções de atividades extracurriculares, talvez sua cabeça esteja repleta de ideias para serem colocadas em prática.

Entretanto, por mais que você esteja cheia de boas intenções, é preciso ter em mente que há o momento certo para tudo, inclusive para a prática livre de brincadeiras e atividades sem que estas sejam dirigidas ou programadas, pois isso também faz parte e tem papel fundamente na formação de seu filho.

Gostou de nosso post? Possui alguma crítica, sugestão ou experiência que gostaria de compartilhar conosco? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

Os campos marcados com "*" são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado no comentário. Agradecemos sua contribuição!"