Como escolher o lençol infantil ideal para o seu filho

Muitas vezes, na vida corrida das mães que trabalham fora, a hora de dormir é o momento em que os laços afetivos são, de fato, construídos. A hora mais tranquila, com todos os outros afazeres já terminados propicia a hora de conversar, aconchegar e até mesmo de transmitir valores para os pequenos.

Para melhorar ainda mais esse momento e tornar tudo ainda mais gostoso, separamos algumas dicas sobre como escolher o melhor lençol infantil para seu filho.

Conheça os tipos de tecido

Para dar todo mimo e conforto para os pequenos, a escolha do tecido do lençol deve ser feita com critério e levando em consideração o clima ou época do ano. Deve-se ter atenção com a procedência da marca escolhida, acima de tudo, especialmente no caso do lençol infantil. Não é incomum ver casos em que a qualidade foge de especificações técnicas ideais

Para o calor

Para evitar alergias e irritações, especialmente no calor ou regiões mais quentes, os lençóis de algodão são ideais. A ideia é permitir que a pele transpire entre os fios da trama. O tecido natural é leve, antialérgico e macio: ideal para a pele dos recém-nascidos aos mais crescidinhos. O sono fica mais tranquilo, e a criança tende a acordar menos por irritação com tecidos pesados, coceiras e suores. 

Dependendo da combinação com outras tramas e o número de fios, a peça pode ter mais qualidade. No caso de lençol infantil, uma combinação com poliéster pode ser interessante pelo valor um pouco mais reduzido e pela dificuldade maior do tecido amassar. O limite de fios sintéticos, no entanto, deve ser de 40% da trama.

De modo geral, quanto maior o número de fios por polegada da trama mais qualidade e durabilidade o lençol infantil terá. Apesar disso, para o calor, o ideal é limitar em 300 fios por polegada, caso contrário a transpiração já começa a ser percebida.

O fio também tem dois tipos de tratamento: penteado ou cardado. O primeiro é mais elaborado e traz um produto de trama sem impurezas, mais durável e macio. Este caso é ideal para crianças muito alérgicas e de pele sensível. A opção cardada já oferece um tecido de fios mais grossos.

Para recém-nascidos, que têm a pele muito delicada, é interessante a opção do lençol infantil de algodão egípcio. É tecido natural, de toque muito macio e de grande durabilidade, ideal para os primeiros meses. Normalmente é um dos tecidos mais caros, o que é justificado pela trama 100% algodão produzida de modo especializado, selecionando o cultivo que acontece no Rio Nilo, uma referência mundial.

Opções mais nobres e possíveis são a seda, cetim e linho, mas normalmente não combinam com a decoração mais lúdica.

Para dias mais frios

Em lugares frios, a opção mais acertada é a microfibra. O tecido sintético possui resistência muito boa e retém bem o calor, sendo ideal para crianças mais agitadas durante a noite, garantindo maior durabilidade do produto. Normalmente, o custo-benefício é muito bom, pois a microfibra em geral tem um valor bastante acessível.

A outra opção para o frio que tem ganhando muito espaço é a malha, já que não amassa. Isso facilita muito quem tem uma vida corrida, mas deseja manter a casa organizada, bonita e confortável. O tecido é macio e aconchegante, perfeito para tecer lembranças afetivas dos momentos íntimos com os pais durante a infância.

Flanelas também são uma boa opção e costumam durar muito, além de serem ótimas para crianças muito alérgicas, já que não soltam microfibras e são facilmente laváveis.

Não se esqueça de realizar uma limpeza adequada do lençol infantil, principalmente aqueles que ficaram guardados mais tempo no armário.

Busque referências lúdicas

Uma dica boa, também, é não optar por personagens famosos. Existem sempre linhas com referências mais lúdicas, que podem ajudar mais no momento de relaxamento do que personagens estimulantes, que podem até deixar a criança mais agitada. Personagens desconhecidos podem ajudar muito na hora de soltar a imaginação, inventar estórias e aproximar mais a família, passando os valores para a próxima geração em forma de brincadeira.

Gostou de nossas dicas sobre como escolher um lençol infantil da melhor maneira? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como este!

Deixe um comentário

Os campos marcados com "*" são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado no comentário. Agradecemos sua contribuição!"