Atividades lúdicas: descubra a importância delas na infância

É comum ouvirmos dizer que a infância mudou e que, hoje, as crianças estão cada vez mais conectadas. Há quem diga até que elas já nascem com um tablet ou um smartphone nas mãos e isso tem um grande fundo de verdade.

As atividades lúdicas, tão presentes em nossas vidas quando tínhamos a idade deles, ricas em experimentações, descobertas e contato com a natureza, deram lugar a brincadeiras mais sistemáticas, em que a tecnologia torna-se a principal forma de prazer.

Mas você como mãe tem a oportunidade de tirar os seus filhos da frente da tela, incentivá-los a ajudar em casa e resgatar o prazer de brincar ao ar livre, promovendo um momento de interação familiar único.

Pensando nisso, reunimos 5 dicas de atividades que vão fazer as crianças se divertirem, aprenderem valores novos e socializar. Confira!

1. De onde vem o cheiro

Que tal uma brincadeira extremamente simples e com um potencial enorme de diversão? Pegue um pano ou um lenço e passe bastante perfume nele. Depois, é só escondê-lo em algum lugar e pedir que os seus filhos descubram onde ele está através do cheiro.

Essa atividade impulsionará as crianças a estimularem não apenas o olfato, mas também os outros sentidos.

2. Aprendendo a plantar

Já pensou em aproveitar o seu jardim para se divertir com as crianças? Você pode comprar algumas mudas pequenas e deixar que eles cavem, plantem e reguem, entrando em contato com a terra e aprendendo de onde vem os alimentos.

Desvincular um pouco os pequenos do mundo industrializado e oferecê-los a oportunidade de interagir com a natureza é um momento cheio de significados, fundamental para a formação deles como pessoas que compreendem a importância do meio ambiente e da sua preservação.

3. Pega-pega

Aqui temos uma proposta interessante para você preparar para os pequenos. Se possível, reúna-os com os primos ou amiguinhos e os divida em dois grupos com fitas de cores diferentes. Ganha o time que pegar mais gente do grupo adversário.

Além de se exercitarem de maneira mais livre, sem a condução de um adulto, eles vão interagir entre si de maneira mais natural e espontânea, desenvolvendo o trabalho em equipe e a socialização, tão importante no futuro de cada uma.

4. Caixa surpresa

Pegue uma caixa de papelão que você não utiliza mais e a customize, separe alguns itens para colocar dentro dela e faça um jogo divertido com a garotada, perguntando o que está dentro da caixa surpresa.

Estimule as crianças a descobrirem o que pode ser por meio de pistas. Esse é um passo importante para incentivar a criatividade e a imaginação delas.

5. Outras atividades lúdicas

Além das brincadeiras que citamos, existe uma infinidade de outras atividades para você experimentar com os pequenos, como pique-esconde, mágica, ciranda, dentro e fora, jogos de arremesso, pinturas com tinta guache, desfiles, etc.

Agora que você já sabe como aproveitar as mais diversas possibilidades de atividades lúdicas para desenvolver o lado sensorial e a criatividade dos seus filhos, que tal dar a eles a chance de aproveitar a infância de maneira mais plena, passando mais tempo com a família?

 

Deixe um comentário

Os campos marcados com "*" são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado no comentário. Agradecemos sua contribuição!"