A tecnologia faz parte do dia a dia das crianças, seja dentro ou fora da escola, portanto, não há como negar que ela exerce um papel fundamental na formação dos jovens estudantes.
Porta de conhecimentos positivos, e também negativos, a tecnologia deve ser bem utilizada e regrada na infância, por isso, os pais devem impor limites para que o uso não se torne excessivo ou até mesmo um vício o que não é nada benéfico nem saudável.
Sendo uma ferramenta tão presente na vida dos pequenos, o importante é explorar todo o potencial benéfico que o uso da tecnologia na infância pode trazer para a educação deles.
Pensando nisso, separamos no post de hoje 9 benefícios que a tecnologia pode proporcionar às crianças. Confira!
1. Possibilita o aprendizado de forma lúdica
Quer maneira mais divertida que aprender sobre diversos assuntos brincando? É exatamente isso que os jogos e brincadeiras virtuais proporcionam às crianças.
Normalmente, todos os jogos possuem regras, atalhos e maneiras que os pequenos devem aprender para ganhar o jogo.
Tudo isso contribui para o aprendizado, já que elas absorvem conhecimento sem nem mesmo perceber, de maneira leve e natural. Uma ótima opção para as mamães de plantão!
2. Testa a habilidade de concentração
Manter o interesse das crianças é difícil nessa fase de formação de valores e conceitos, não é mesmo? Aí é que entra o poder da tecnologia.
Existem diversos vídeos e programas que despertam a habilidade de concentração das crianças, pois transmitem informação de forma dinâmica e interessante.
Use e abuse dessas ferramentas, pois com a concentração dos pequenos elevada, os resultados virão.
3. Potencializa e amplia a habilidade de ensinar
A internet estimula os pequenos não só a aprender, mas também a compartilhar os aprendizados com outras crianças, e até mesmo com pais e professores. Toda vez que uma criança descobre algo interessante e consegue passar com clareza esse aprendizado para frente, ela se sente mais útil e isso aumenta a sua confiança. O mundo da web potencializa, estimula e amplia a a habilidade de ensinar!
Claro que para manter a segurança das crianças, os pais precisam estar sempre presentes a fim de monitorar as atividades para evitar transtornos. Portanto, permita aos pequenos soltarem a criatividade e exercitarem essa habilidade.
4. Melhora os resultados na escola
Não é que a tecnologia também ajuda a melhorar os resultados na escola? Isso mesmo!
Por promover habilidades de memória e concentração, as crianças acabam se saindo melhor em provas e atividades escolares, uma vez que aprenderam a usá-las a seu favor.
Os desafios que são impostos pela tecnologia levam os pequenos a desenvolverem a capacidade de resolução de problemas, o que torna as dificuldades na escola bem mais fáceis de serem resolvidas.
5. Ajuda a desenvolver a capacidade de aprendizado
Se as crianças possuem contato constante com a tecnologia, provavelmente, elas conseguem processar muitas informações ao mesmo tempo.
Portanto, ao praticarem esse hábito desde cedo, elas estarão melhor preparadas para os desafios dos dias atuais e também para o futuro.
6. Desperta o interesse pelo conhecimento de novas línguas
Ao lidar com pessoas e assuntos diferentes, as crianças podem se deparar com situações bem distantes das que costumam ver no cotidiano, como, por exemplo, pessoas que falam outros idiomas, jogos em inglês ou filmes estrangeiros.
Esse contato instiga nelas a curiosidade em aprender esses novos idiomas, uma vez que precisarão estudar para entender o que as pessoas estão dizendo ou qual é ação seguinte no game.
Enquanto assistem a um filme em família, que tal lançar um desafio? Pause o que estiver vendo, escolha uma frase e peça que todos traduzam uma palavra, a fim de compreender seu significado. Ao final, todos terão trabalhado em equipe e seu filho, com certeza, ficará encantado e motivado a estudar novas línguas. Experimente!
7. Aumenta o desempenho do raciocínio lógico
O uso de tecnologia na infância também contribui para o aumento do raciocínio lógico. Isso porque as crianças acabam por fazer muitas atividades ao mesmo tempo, como usar aplicativos enquanto aprendem uma matéria ou fazer a lição escutando uma música.
Tudo isso faz com que elas sejam muito mais proativas que o normal, o que é maravilhoso para a educação. As crianças aprendem mais rápido, pensam mais rápido e produzem mais rápido. Sensacional!
8. Torna as aulas mais interativas e divertidas
Quer coisa mais chata que um professor falando por horas, sem dar pausas e sem incentivar o diálogo com os alunos? Se a escola em que seu filho estuda não estiver adaptada à tecnologia, o impacto no aprendizado poderá ser grande.
Aulas massacrantes não estimulam o conhecimento nem a vontade das crianças em aprender. Portanto, cobre da instituição, ao menos, uma infraestrutura tecnológica mínima nas salas para tornar as aulas mais interativas, animadas e divertidas. Assim, todos saem ganhando!
9. Contribui para a futura formação profissional e estimula o senso crítico
A presença da tecnologia na vida das crianças pode contribuir para a futura formação profissional das crianças já que, abastecidas de diversos conhecimentos e sabendo utilizar a tecnologia em favor de projetos enriquecedores, as crianças que têm facilidade em lidar com a tecnologia tendem a estar muito mais preparadas para o mercado de trabalho do que as que não têm essa habilidade.
Além disso, a internet ajuda a criança a desenvolver um senso crítico muito mais afiado, pois faz com que ela esteja habituada a pesquisar, questionar e discutir inúmeros assuntos, o que é extremamente positivo.
No entanto, apesar de todas as facilidades que a tecnologia proporciona, é necessário que os pais estejam ainda mais presentes na vida dos pequenos. Por isso, eles devem participar ativamente das redes sociais e dos vínculos dos filhos na web. Mas é preciso ficar atento a um ponto bastante importante: respeite o espaço da criança!
Limitar a tecnologia na infância não é o caminho e pode até ser motivo de discussão em casa. O que deve ocorrer é uma conscientização constante de como utilizar adequadamente essa poderosa ferramenta.
As novas experiências que a tecnologia pode proporcionar são incríveis e incluem o desenvolvimento afetivo, social, psicológico e acadêmico das crianças. Por isso, não permita que essa ferramenta venha a se tornar um pesadelo para os seus filhos e, sim, evidencie sempre todos os benefícios que ela traz!
Gostou deste post? Então aproveite para contribuir com essa discussão deixando o seu comentário no post e conte pra gente quais são os benefícios mais frequentes observados por você sobre a tecnologia na infância.