As crianças adoram brincadeiras que estimulam a imaginação e a criatividade, simulando situações e entrando em um paralelo de diversão. Por esse motivo, criar um espaço para crianças se divertirem em casa pode ser uma forma de deixá-las dentro do seu mundo de fantasias, garantindo que elas aproveitem cada momento dessa fase especial que é a infância.
Fazer um cantinho especial para os pequenos pode ser simples e, usando materiais comuns, você pode construir um espaço cheio de criatividade para que seus filhos possam se divertir à vontade. No post de hoje, você vai conhecer algumas dicas para fazer um ambiente personalizado e super confortável. Confira!
1. Construa uma cabana
Não há criança que resista à clássica cabana. Com diferentes formatos e tamanhos, elas cabem em qualquer lugar da casa e serão, certamente, o cantinho preferido dos pequenos e dos amigos para brincar.
Para fazer uma cabana do tipo tenda, por exemplo, pegue 6 varetas de madeira do mesmo tamanho, corda de varal e um lençol com cerca de 2,5 m. Depois, basta juntar 3 varetas, formando um triângulo e amarrar bem a parte de cima, no meio de onde as pontas se encontram. Coloque as outras 3 varetas nos espaços entre o triângulo e amarre novamente com a corda. Passe a corda nos pés da tenda, amarrando uma a outra, deixando espaço somente para onde será a porta da cabana. Depois cubra com o lençol e pronto.
Você pode deixar a cabana personalizada com lençóis feitos com o desenho do seu filho, para dar a cara dele ao seu cantinho especial.
2. Use e abuse das prateleiras
Além de serem uma ótima maneira de organizar facilmente todos os brinquedos das crianças, as prateleiras ajudam a deixar os objetos expostos e facilita o acesso a eles. Coloque caixas organizadoras com os itens menores e deixe bonecos, bichos de pelúcia, livros e outros brinquedos, como enfeites, para o espaço infantil.
No chão, você pode colocar um tapete bem confortável e alguns pufes para que as crianças possam brincar com conforto.
3. Deixe uma parede livre para os desenhos
Outra ideia interessante é deixar uma parede livre para que as crianças possam escrever e desenhar à vontade. Hoje, no mercado, existem tintas que dão o acabamento de lousa e são feitas justamente para que os pequenos coloquem a criatividade em prática e rabisquem à vontade.
4. Monte uma pequena biblioteca
Incentivar a leitura na infância é uma preocupação que os pais devem ter desde os primeiros anos da criança. Para isso, o contato com os livros deve ser constante, inclusive no ambiente em que ela gosta de brincar.
Para deixá-los sempre à mão, instale prateleiras estreitas na parede, a uma altura que elas consigam alcançar. Disponha os livros encostados à parede, sempre com a capa visível, para que elas possam escolher o que ler.
5. Crie um espaço para crianças que facilite a brincadeira e o aprendizado
Um ambiente colorido, limpo e com alguns brinquedos educativos pode ser simples e muito eficiente. Pinte as parede, pendure quadros com os desenhos que os filhos fazem na escola e não se esqueça de deixar uma mesinha com papel e lápis coloridos sempre à mão.
Alguns materiais recicláveis também são excelentes para a montagem de alguns brinquedos junto aos pais, de modo a atividade se torne um momento divertido em família.
Criar um espaço para crianças pode ser muito importante para seu desenvolvimento, já que aquele ambiente será onde ela vai crescer e se sentir livre para brincar, aprender e se divertir. Estimular seu filho a esse tipo de atividade pode ajudar muito em seu crescimento, lembrando que você também pode aproveitar para ensinar a organizar e deixar tudo limpo no fim da brincadeira. Que tal começar agora mesmo?
Agora que você já viu algumas dicas ótimas para criar um cantinho para seu filho, que tal dar uma olhada em algumas dicas de decoração para o quarto dele? Divirta-se!