Quando o assunto é a saúde do bebê e da criança, logo pensamos em meios rápidos e naturais de aliviar o que está incomodando nossos pequeninos.
De primeira já pensamos em fazer um chá de camomila para ajudar no soninho ou um chá de erva-doce para acabar com os gases. Mas será que podemos mesmo tratá-los com essas ervas naturais?
Neste post, vamos falar sobre como os chás podem ajudar na saúde do bebê e da criança, além de citar quais chás podem ser consumidos pelos pequenos e, por fim, vamos dar algumas receitas de chás para você já colocar em prática as nossas dicas.
Qual é o momento certo de dar chá para crianças?
Uma criança é diferente da outra e, por isso, é preciso conhecer suas particularidades para não haver riscos de alergias ou reações adversas às ervas usadas para fazer o chá.
Geralmente, não é aconselhado o tratamento com chás antes dos primeiros 6 meses de vida do bebê. A OMS (Organização Mundial da Saúde) sugere que bebês até o sexto mês de vida alimentem-se apenas do leite materno, não ingerindo nem mesmo água.
Oferecer outro tipo de bebida ou comida nesse período pode prejudicar o efeito que o leite materno possui de evitar possíveis infecções e outras doenças.
Como o chá pode ajudar na saúde do bebê e da criança?
É sempre importante destacar que quando estamos lidando com a saúde de bebês e crianças a ajuda médica é indispensável.
Chás são feitos com plantas naturais e quando usados em dosagem correta podem ajudar a evitar ou a cuidar de diferentes problemas de saúde comuns entre bebês e crianças, como a cólica, os gases, a diarreia, a insônia e a indigestão.
Os chás são benéficos para a saúde do bebê e da criança quando são utilizados com base em orientação médica. Os médicos são os principais mentores quanto ao que pode ou não ser ingerido durante a infância. Por isso, pergunte sempre ao pediatra de seu filho quais chás devem ser inseridos na dieta diária deles.
Qual chá oferecer para as crianças em cada situação?
Cada chá age no organismo contra algum tipo de disfunção do corpo.
A camomila, por exemplo, é indicada para combater a insônia e atua como um calmante. Já a erva-cidreira, além de acalmar, é útil na ação contra vírus e bactérias.
Os chás feitos com hortelã podem ajudar na digestão. Por fim, o chá de erva-doce vai colaborar com a diminuição dos gases e das cólicas.
Como fazer um chá ideal para a saúde do bebê e da criança?
Abaixo você pode conferir algumas receitas de chás que vão colaborar para que bebês e crianças tenham uma boa saúde.
1. Chá de camomila
- Coloque flores secas de camomila em uma xícara.
- Despeje água quente.
- Tampe para a infusão por cerca de 3 minutos.
- Coe em uma outra xícara ou direto na mamadeira.
2. Chá de erva-cidreira
- Separe as folhas de erva-cidreira.
- Adicione as folhas secas ou frescas à água fervente.
- Tire do fogo, tampe e deixe descansar por alguns minutos.
3. Chá de erva-doce
- Ferva a água.
- Acrescente 3 sementes secas de erva-doce (para cada 1 litro de água) na água fervente.
- Tire do fogo e deixe descansar por uns 5 minutos.
4. Chá de hortelã
- Separe as folhas dos talos da hortelã.
- Esquente a água a seu gosto.
- Coloque a hortelã em um recipiente e acrescente a água.
- Deixe agir por entre 5 e 10 minutos.
São muitas as opções de chás que ajudarão você a manter a saúde do bebê e da criança, mas não se esqueça de que o pediatra deve estar ciente de todos os procedimentos realizados, mesmo que sejam naturais.
Ah! E fique atento à temperatura do chá antes de servir ao bebê.
Quer receber mais dicas para cuidar melhor de seus filhos? Então assine a nossa newsletter!